quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Team ICO e suas maravilhas!



Desde que foi anunciado, o próximo projeto grandioso de Fumito Ueda e seu Team Ico, “The Last Guardian” vem sendo aguardado por fãs pelo mundo inteiro, e eis que na Tokyo Game Show somos presenteados com duas ótimas noticias, uma é a que os jogos anteriores da empresa, “Ico” e “Shadow of the Colossus” seriam relançados para o PS3, a outra era um belíssimo vídeo que mostrava o novo jogo em ação e marcava a data de lançamento do mesmo.

Se você está aí se perguntando qual o motivo de tanta agitação ao redor dos games de Fumito Ueda, talvez não conheça suas obras anteriores, vamos dar uma olhada e descobrir porque esse japonês possui tantos fãs mundo afora.


ICO

Lançado em 2001, o jogo de aventura/ação é considerado por muitos um dos melhores jogos de Playstation 2, sendo constantemente elevado ao nível de obra de arte, se tornando referencia para muitos criadores de games pelo mundo como Hideo Kojima e Jordan Mechner.

O jogo conta a história de Ico, um garoto que nasceu com um par de chifres, o que é considerado má sorte em seu vilarejo. Por isso ele é levado até um castelo cercado por água e sacrificado ao ser colocado em um sarcófago. Momentos após ter sido ali deixado, um tremor toma conta do local, permitindo que o garoto chifrudo escapasse dali.

Tentando achar uma saída, Ico acaba se deparando com Yorda, uma garota prisioneira que fala em uma língua estranha e que se une ao protagonista para tentar sair dali.



A partir daí você passa o jogo todo junto da garota, sendo a jogabilidade totalmente sustentada em torno disso. Por exemplo, se você precisa achar um caminho para escapar de algum local, você também precisa pensar numa forma de trazer a garota com você, o que acaba gerando quebra-cabeças desafiadores durante o jogo.

O jogo é curto, tem entre sete e dez horas, mas quem jogou garante que a experiência é memorável.

Segue um vídeo com o início do jogo.






SHADOW OF THE COLOSSUS



Existem jogos que se tornam motivos para se ter um videogame, e Shadow of The Colossus é um deles.

Lançado em 2005 nos EUA e Japão, o jogo conta a história de Wander, um jovem que migra até um templo no meio do nada na tentativa de trazer de volta a vida sua noiva, e assim  toma como missão caçar e destruir dezesseis monstros conhecidos simplesmente como “Colossi”, ao terminar sua saga ele teria seu desejo realizado.

Um dos pontos que me faz admirar tanto esse jogo é a completa sensação de solidão que ele traz. Você é um garoto desesperado que tem como único companheiro sua montaria, o cavalo Agro, que tem papel fundamental no jogo, e tudo que você faz é procurar e destruir seus inimigos, o jogo é tão simples e grandioso ao mesmo tempo, que é impossível não se envolver.





Os Colossi tem cada um seu ponto fraco, o que cabe ao jogador descobrir, as batalhas são às vezes demoradas, mas não são sacais porque a cada momento que você descobre uma maneira nova de chegar ao ponto fraco de um Colossi a empolgação se renova. Também vale lembrar a trilha sonora sensacional que dá todo o tom épico que as batalhas merecem.

Se você ainda não jogou essa obra de arte, vale a pena ir atrás, é indispensável pra qualquer gamer.


THE LAST GUARDIAN

Por fim temos o próximo lançamento da Team Ico, The Last Guardian, jogo que sairá no segundo semestre de 2011 e que promete ser tão sensacional quanto seus antecessores.

Nesse jogo você controla um garoto que desenvolve uma amizade com um monstro gigante assemelhado com um grifo, chamado Trico. O jogo parece combinar elementos tanto de Ico quanto de Shadow of the Colossus e será exclusivo para Playstation 3.

Confira os trailers já lançados do jogo, inclusive o trailer das novas versões de Ico e Shadow of the Colossus, mostrado na Tokyo Game Show deste ano.











Bem, essa foi uma retrospectiva pequena dos jogos criados por esse artista chamado Fumito Ueda e sua equipe, que mostram que games podem sim se aproximar de qualquer outro tipo de arte e se tornar experiências memoráveis que nos influenciarão durante toda a vida.

Ah, existem planos para um filme baseado em “Shadow of the Colossus”, mas para preservar a boa imagem do jogo espero que o filme vá pro chão tão rápido quanto um Colosso destruído por Wander. =]

7 comentários:

  1. Espero que não tenha filme de shadow of the colossus. x_x

    ResponderExcluir
  2. Considero Ico o melhor jogo que já tive a oportunidade de por as mãos...

    ResponderExcluir
  3. Espero que haja um filme de Shadow of the Colossus e que ele faça jus ao jogo, que é um clássico, uma obra-prima dos games.

    ResponderExcluir
  4. Shadown of the Colossus e ICO são os melhores jogos de todos os tempos, os considero jogos modernos, pertencentes verdadeiramente ao século XXI.

    ResponderExcluir
  5. nao pode haver filme para shadow of the colossus, seria um desastre total, nao querendo dizer que o jogo é ruim, mas nao haveria nada de bom para um filme, além de cenas que wander enfrentaria os colossus, mas e o resto ?
    nos seriamos obrigados a ver wander andando a cavalo 80% do filme ?

    ResponderExcluir
  6. Nossa , tenho shadow of the colossus , adoro esse jogo,acho um dos melhores jogos do planeta ,a sensação de solidão nesse jogo dá medo mas ao mesmo tempo é o q torna a sua jornada mais "eletrizante" , derrotar os colossos é inesplicável , AMO ESSE JOGOO.

    ResponderExcluir